hemorragia - significado y definición. Qué es hemorragia
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es hemorragia - definición

Hemorragias; Sangramento; Sangramento interno
  • Um dedo sangrando.

Hemorragia         
f.
Derramamento de sangue para fóra dos vasos que o devem conter.
(Lat. haemorrhagia)
hemorragia         
sf (gr haimorrhagía) Med Derramamento copioso de sangue para fora dos vasos sanguíneos
H. cerebral: derramamento de sangue para dentro do cérebro ou que ocorre dentro do crânio; encefalorragia
H. espontânea: a que ocorre na hemofilia
H. gástrica: a que provém do estômago; gastrorragia
H. interna: aquela na qual o sangue extravasado fica dentro do corpo
H. intestinal: a que provém dos intestinos; enterorragia
H. nasal: hemorrinia
H. primária: a que ocorre como resultado imediato de uma ferida
H. pulmonar: a que provém dos pulmões; pneumorragia
H. renal: a proveniente dos rins; nefrorragia
H. secundária: a que sobrevém a uma ferida ou acidente, após um intervalo de tempo considerável
H. uterina: a proveniente do útero; metrorragia.
Hemorragia         
Hemorragia é a perda de sangue do sistema circulatório. A resposta inicial do sistema cárdio-circulatório à perda aguda de sangue é um mecanismo compensatório, isto é, ocorre vasoconstrição cutânea, muscular e visceral, para tentar manter o fluxo sanguíneo para os rins, coração e cérebro, órgãos mais importantes para a manutenção da vida.

Wikipedia

Hemorragia

Hemorragia é a perda de sangue do sistema circulatório. A resposta inicial do sistema cárdio-circulatório à perda aguda de sangue é um mecanismo compensatório, isto é, ocorre vasoconstrição cutânea, muscular e visceral, para tentar manter o fluxo sanguíneo para os rins, coração e cérebro, órgãos mais importantes para a manutenção da vida. Ocorre também um aumento da frequência cardíaca para tentar manter o débito cardíaco. Assim, a taquicardia é muitas vezes o primeiro sinal de choque hipovolêmico. Como as catecolaminas provocam um aumento da resistência vascular periférica, a pressão diastólica tende a aumentar, ficando mais próxima da pressão sistólica. A liberação de outros hormônios nesta fase faz com que a pessoa fique extremamente pálida, com o coração disparado (taquicardia), e com o pulso fino e difícil de palpar (a pressão de pulso é dada pela diferença entre a pressão sistólica e diastólica). Apesar de todo este mecanismo compensatório, existe um limite além do qual o organismo entra em falência. Pessoas vítimas de traumas com perdas sanguíneas importantes e que demoram para receber socorro médico podem ter isquémia temporária dos tecidos, com a liberação de substâncias típicas do metabolismo anaeróbio (sem utilização de oxigênio). Permanecendo mais tempo ocorre a falta de energia para manter a membrana celular normal e o gradiente elétrico. A célula, não suportando mais a isquémia, inicia a rotura de lisossomos e a autodigestão celular. O sódio e a água entram na célula, com edema celular. Também pode ocorrer depósito intracelular de cálcio. Não sendo revertido o processo ocorre finalmente a morte.

Recebendo assistência médica, o volume sanguíneo é inicialmente reposto através de soluções salinas através de um tipo de agulha calibrosa diretamente na veia. Dependendo da fase de isquémia em que a célula se encontra, ao ser refeito o volume sanguíneo por diluição pode acontecer de retornarem para a circulação geral aquelas substâncias tóxicas liberadas pela célula em sofrimento. Isto é conhecido como a "Síndrome da Reperfusão", com um intenso edema generalizado.

O choque hipovolêmico deve ser tratado com volume, isto é, com soro fisiológico e solução de Ringer. Casos mais graves podem requerer soluções gelatinosas, mas existe um volume máximo desta solução que se ultrapassado intoxica e mata o paciente. Este volume é em torno de 1000 ml para um adulto normal. Todas as tentativas para parar a perda sanguínea devem ser feitas, incluindo cirurgias visando a hemostasia. Este é o motivo do cirurgião comandar o atendimento ao paciente politraumatizado. Alcançado este ponto, somente a transfusão sanguínea pode manter a vida do doente.

Ejemplos de uso de hemorragia
1. Aqui hubo premiacion a los ganadores en la confirmacion y cura de enfermos de urgencia, las pruebas de vendar y contener la hemorragia, el concurso de adivinar los conocimientos de cura de urgencia, etc.
2. Recientemente, el companero Fidel Castro Ruz anuncio su decision de no aceptar mas las posiciones del presidente del Consejo de Estado de la Republica de Cuba y del comandante en jefe de las fuerzas armadas, adelanto el portavoz y continuo: El fue operado en julio de 2006 a causa de la hemorragia intestinal aguda y todavia no se ha recuperado totalmente.
3. Se dice que en el magno laboratorio con una superficie de 4 mil 500 phyong (un phyong equivale a 3.3 metros cuadrados), que se construye en el Estado de Maryland de EE.UU., se efectuaran activamente desde finales del ano presente o desde el proximo ano las pruebas de la guerra bioquimica mediante las bacterias de antrax, peste, hemorragia, etc.